Você sabia que a VOLVO já foi uma subsidiária da SKF?
Isso mesmo!
Em 1915, a Aktiebolaget Volvo (ou Sociedade Anônima Volvo) foi fundada pela SKF com o propósito de produzir uma série especial de rolamentos rígidos de esferas, essenciais para a crescente indústria automobilística americana. O nome “Volvo” tem origem no verbo latino “volvere,” que, na primeira pessoa do singular, se torna “volvo,” significando “eu rolo” ou “eu rodo,” uma forte alusão às operações da SKF.
A SKF, já consolidada como uma grande indústria em 1915, planejou meticulosamente essa empreitada:
O Nome e o logotipo da VOLVO
O nome foi escolhido por sua forte conexão com o negócio da SKF, sua escrita em maiúsculas tornando-o fácil de lembrar e pronunciar. Isso facilitaria sua comercialização global, com baixa probabilidade de erros ortográficos.
O logotipo, composto por um círculo com uma seta apontando para cima à direita, é uma representação do antigo símbolo químico do ferro. Esse símbolo enfatizava a robustez e força da indústria sueca do aço no início dos anos 20.
Embora tenha produzido algumas dezenas de unidades de rolamentos Volvo, a SKF decidiu continuar usando seu próprio nome em seus rolamentos e descontinuou a AB Volvo em 1920, apenas cinco anos após a sua criação. A Volvo permaneceu inativa até 1926, quando dois funcionários da SKF, Assar Gabrielsson e Gustaf Larson, receberam o aval e o suporte financeiro da gigante sueca para a produção de veículos. Em 1927, a Volvo tornou-se independente e fabricou seu primeiro veículo.
O resto, como dizem, é história. Assim como a SKF, a Volvo atualmente mantêm padrões excepcionais de qualidade e segurança em seus veículos. Por meio de pesquisa e tecnologia contínuas, ambas empresas trazem constantemente inovações e tendências para seus respectivos mercados.
BÔNUS: A faixa que cruza o logotipo da Volvo não representa o famoso cinto de três pontos, inventado pela marca. A faixa que cruza era um mero detalhe estético para segurar o logo na grade dos primeiros veículos.